Comércio
 71 99967-9562
Lauro de Freitas
 71 99701-1493

Blog

Mantenha-se atualizado

20.10.2017

COWORKING: UMA NOVA TENDÊNCIA DE RELACIONAMENTO ENTRE PEQUENAS EMPRESAS

Se você ainda não ouvir falar de coworking saiba que essa é uma tendência que veio para ficar e está revolucionando a forma como pequenas empresas, profissionais freelancers e autônomos se relacionam entre si, com fornecedores e clientes. E João Pessoa sedia desde esta quinta-feira (08) o Primeiro Congresso da Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais (ANCEV), uma oportunidade para mostrar a evolução do segmento no país e na Paraíba.

Na Paraíba existem 15 escritórios, a maioria deles na capital, e no Nordeste são 127. No Brasil são aproximadamente mil escritórios compartilhados legalizados e segundo a ANCEV o setor registra um crescimento médio de 20% ao ano. Estimativas mostram que em 2015 o faturamento chegou aos R$ 540 milhões. No Brasil, apenas Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins não possuem coworking. As regiões com maior número de coworkings são Sul (359) e Sudeste (155).

Para muitos profissionais autônomos e pequenos empresários ter um escritório não é tarefa simples e barata e foi no vácuo dessa necessidade que surgiram os escritórios compartilhados. Basicamente trata-se do aluguel de uma mesa de trabalho com direito a internet de alta velocidade, café e água - itens básicos de um escritório. A diferença é que no mesmo espaço existem outras pessoas trabalhando em diferentes projetos e objetivos.

Congresso

Empresários de escritórios compartilhados de todo o país estão desde ontem em João Pessoa para trocar experiências, unir conhecimentos e desfrutar de lazer. Entre as atrações do primeiro congresso estão Carlos Gonçalves, CEO do Ávila Business Center de Lisboa, Portugal, autor do livro “Out of the Office”. Segundo ele, esta é “uma oportunidade única de partilha de experiências sobre escritório do futuro entre Brasil, Portugal e o mundo”.

Para o presidente da ANCEV, Ernísio Martines Dias, proprietário de 4 escritórios compartilhados e com experiência de 20 anos no mercado, o evento que acontece em João Pessoa funcionará como piloto para outros. “Se tornará um marco em nossa trajetória, para que façamos outros em uma grande sequência, melhorando a cada edição, mas mantendo sempre o foco de atender aos anseios dos nossos associados”, disse.

O congresso é aberto para não associados e empreendedores que querem conhecer os Escritórios Compartilhados e aproveitar a oportunidade de trocar experiências com proprietários e representantes de Escritórios Compartilhados de todo o Brasil, Portugal e EUA. Para ver a programação completa é só acessar http://www.ancev.org.br/congresso-2016/ ou enviar e-mail para secretaria@ancev.org.br ou no telefone +55 (11) 5087-8500. O evento encerra domingo (11) e está acontecendo no hotel Nord Luxxor Skyler, na orla do Cabo Branco.