Comércio
 71 99967-9562
Lauro de Freitas
 71 99701-1493

Blog

Mantenha-se atualizado

17.09.2019

Internet disponibiliza aulas digitais para empreender

Mais que um espaço de trocas e de entretenimento, a internet pode ser uma ferramenta interessante para alavancar os negócios e as apostas empreendedoras.  De acordo com a consultora do Sebrae e embaixadora ibero-americana de jovens empresários Flávia Paixão, a internet pode ser uma ferramenta muito valorosa, mas é fundamental identificar as páginas confiáveis e os profissionais com embasamento e experiência. 

“O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, por exemplo, que na Bahia é gerido pelo IEL, pode fornecer respostas qualificadas de especialistas em um determinado assunto. Por exemplo: Um empresário que está começando uma cervejaria artesanal pode encontrar respostas sobre como fabricar, lista de fornecedores de matéria prima”, esclarece, destacando que são mais de 40.000 perguntas e respostas de diversos setores.

“Mesmo que o empreendedor queira algo muito específico - uma fórmula de um produto que deu errado e ele não sabe o porquê - a equipe do SBRT irá buscar uma resposta", diz.

Indicações
Outra ferramenta indicada pela consultora é o Radar do Sebrae. “Ela fornece dados de mercado por bairro para quem quer abrir um negócio. São informações como tamanho da população, número de empresas no segmento de interesse do empreendedor, quantas empresas fecharam, tempo médio de cada empresa, renda média da população da região”, diz. “O Radar pode auxiliar a encontrar respostas como qual o melhor bairro para um determinado negócio. Todo empreendedor precisa conhecer e usar”.

Flávia reconhece que, muitas vezes, a produção de alguns canais pode vender a ideia de que empreender é algo simples e que qualquer pessoa pode fazer.

“É importante deixar claro que, empreender não é fácil. O empreendedor vai passar por diversas provas, dificuldades e pode até pensar em desistir. Mas se, ela ou ele, realmente, tiver o sangue empreendedor na veia;  vai ter foco e resiliência para continuar", diz. 

A embaixadora chama atenção para o fato de que a rotina do empreendedor é complicada e que os começos são árduos. “Não adianta apresentar soluções complexas e de alto investimento, pois, ao invés de ajudar, causa desespero”. Ela lembra que quem quer empreender precisar saber que terá muito trabalho, além de plena dedicação e pouco dinheiro. “Como ocorre numa competição esportiva, é preciso levar em consideração que o sucesso é feito por pequenos passos e treinamentos diários. Começamos devagar para alcançar o podium e o sucesso”.