A autoavaliação é uma das atividades da vez, vários especialistas indicam o processo para todo e qualquer profissional. Você gosta de analisar suas atitudes, reações, de conhecer a si mesmo? Esta é a autoavaliação, um check-up sobre o seu comportamento. E o melhor é que você pode executá-lo focado em alguma área de sua vida, já pensou em autoavaliar-se profissionalmente? Esta ação, com certeza, garantiria o sucesso do seu emprego e da sua carreira.
José Augusto Mineralli, especialista em transição de carreira, acredita que assim como a nossa saúde, a carreira precisa de acompanhamento contínuo para que não fique doente. As “doenças profissionais” costumam ser bem silenciosas e acabam deixando profissionais infelizes, estagnados e mal aproveitados por anos. E tudo isso seria resolvido com um check-up profissional bem executado.
“Imagine que a carreira seja uma escada rolante que desce constantemente. Se o profissional não se atualiza, ele chegará à base da escada”, comenta Mineralli. “É preciso se capacitar e investir no seu crescimento para que ele se mantenha sempre nos degraus mais altos, garantindo, assim, a sua empregabilidade. Sem atualização, ele certamente será substituído”.
E aí convencido de que você precisa fazer um check-up da sua carreira? Para te ajudar José Mineralli deu dicas importantes que devem ser considerados para ter sucesso na autoavaliação. Confira, na sequência.
Neste campo avalia-se o quanto o profissional se sente confortável com sua ocupação atual ou com sua profissão no geral. É importante entender todos os porquês que respondem as suas dúvidas quanto a sua área de atuação.
Em que você é realmente competente? Que contribuições ou benefícios você pode proporcionar a um empregador ou cliente? Você sabe desenvolver diversas atividades em sua equipe? Neste campo vale perceber o quão competente e a capacidade de propor melhorias do profissional.
Saúde física, mental e espiritual
Chegou o momento de avaliar a sua saúde, você usa analgésico com frequência? Pratica esportes? Ponha no papel se você tem feito exercícios, tirado um tempo para ficar só e refletir. Você se sente confortável para dar e receber concelhos, se sente equilibrado e leve?
Guardar dinheiro parece ser um desafio para a maioria dos brasileiros, por isso, serve como um excelente índice para o diferenciar dos outros. Aqui a sua capacidade de se organizar quanto ao seu dinheiro deve ser posta em avaliação. Quanto mais equilíbrio entre o que se ganha e o que gasta melhor.
Pessoas e relacionamentos esta é uma das esferas profissionais mais importantes de uma carreira, afinal organizações são compostas por pessoas. Aqui a avaliação deve ampliar toda a sua vida, a sua capacidade de cultivar relacionamentos, a quantidade de pessoas a que você é conectado.
Colocou todas as informações no papel? Agora faça um diagnóstico! Um diagnóstico não é a listagem de problemas, mas trata-se principalmente do desenho da solução de cada um dos problemas encontrados durante o check-up. Mãos à obra, chegou a hora de dar aquela turbinada na sua carreira!